28 de setembro de 2017

Aos Mestres Cavaleiros dos Turnos


Meu filho Jaguar, a tua história, rica, é de nobreza, de gestos altos, de ação heroica e brilhante, de grande esplendor.
O tempo mudou a vida, filho. Procura atualizar os teus pensamentos para criar e desenvolver aquilo que a noite nos mostrou.
Custei a entender os homens desta tribo e, à beira do abismo, consegui esconder as suas armas, que, até então, estavam viradas contra seus próprios irmãos. Logo, armei-me contra mim mesma! E, pelo Caminho de Jesus, essas armas vão se transformando em amor e tolerância.
Filho move-se o mundo das descobertas científicas e o Homem, com suas armas, não saberá para onde ir.
A tecnologia deveria ser a nossa realização, porém, ameaça destruir a Paz!
Em meio dos acontecimentos, filho, temos que nos preparar para assimilar os fenômenos. Temos que aprender e, para isto, formei entre vocês os turnos em missões específicas em cada atribuição.... 

Meus filhos, estas atribuições são para que cada um de vocês entenda e se habitue a pensar que temos, também, uma missão material e que não é possível continuar sem conhecê-la. 

Estamos preparados para organizar as Estrelas e seus responsáveis podem preparar mestres para os dias determinados de trabalhos. 

Tia Neiva

22 de fevereiro de 1983

TURNOS

ADELANOS/ADELANAS – Tronos Vermelhos e Amarelos; Castelo do Silêncio.
Conforme Mensagem de Koatay 108, de 05/02/82, os Cavaleiros Adelanos deverão cuidar da manutenção dos trabalhos nos Tronos Vermelhos e do Castelo do Silêncio. Este trabalho evangélico e desobsessivo deverá ter uma assistência constante, bem como a conservação do Castelo do Silêncio.
Atribuições:- Os Cavaleiros Adelanos deverão participar ao Executivo a necessidade de reparos físicos naqueles setores de trabalho; observar a manutenção diária destes setores; observar para não falte o necessário (sal, perfume e velas); observar a regularidade dos rituais conforme a Lei; irmanar-se aos Comandantes do Dia, convidando outros mestres e ninfas e contribuindo com sua participação na realização dos trabalhos contribuindo com sua própria participação na realização sob a sua manutenção.
Os Trinos Adelanos deverão comunicar ao Adjunto Maior as ocorrências dentro de seu grupo e as que se referem às suas tarefas. O Grupo deverá se conscientizar de sua missão e, em reunião, escalar Trinos e Cavaleiros para a execução de suas tarefas, de maneira que todos os dias estejam, no templo, representantes do grupo, observando, principalmente, à escala do Executivo ou do Adjunto.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impaciente em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus. ( Tia Neiva 05 de fevereiro  de 1983)
“Filho, vamos começar nos primeiros passos para uma vida missionária. Filho, seja você mesmo a descobrir a sua estrada na Vida, sem profetas ou profetizas. Descubra o seu próprio caminho e ande com suas próprias pernas. Desperte para ávida, a verdadeira Vida! Não desanime à frente dos obstáculos. Os obstáculos são atraídos pela força do nosso triste pensamento! Não se impressione com os sonhos e não fique a querer interpretá-los. O sonho é uma arma dos supersticiosos. Procure o lado bom  da vida, seja otimista. Procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançosos, teremos todas as coisas nobres que desejamos. Filhos, o que desejo é transmitir um pouco desta sabedoria que a Vida Iniciática nos tem proporcionado nesta jornada! ( Tia Neiva, 17 de junho de 1983) 

AGANAROS/AGANARAS – Atendimento aos prisioneiros, nos Julgamentos e Aramês.
Nas atribuições dadas por Tia Neiva, em cartas de 05 e 22/02/1983, compete aos Aganaros cuidar de tudo o quanto se refira à Prisão e aos Prisioneiros, organizando os trabalhos de Julgamento e de Aramê. E ao Trino Aganaro compete, também, a Libertação especial, por necessidade de um prisioneiro ou prisioneira, por motivos de muita relevância.
Atribuições: Organizar os trabalhos de Julgamento e Aramê, convidando os mestres, mesmo que não sejam Aganaros, que irão atuar como Juiz, Promotor e Defesa, os Ajanãs e respectivas Ninfas Sol, O Ajanã que irá incorporar o Pai João de Enoque, as missionárias e missionários para a anodização e abertura na Chama da Vida, o representante do Primeiro Cavaleiro da Lança Vermelha, etc.. Providenciar sal perfume, a almofada para as ninfas que se ajoelharem no momento das emissões. Verificar o perfeito funcionamento dos microfones e do sistema de som. Comunicar ao executivo a necessidade de reparos ou manutenção nos locais dos trabalhos.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impaciente em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus. ( Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983)
“Filho, vamos começar nos primeiros passos para uma vida missionária. Filho, seja você mesmo a descobrir a sua estrada na Vida, sem profetas ou profetizas. Descubra o seu próprio caminho e ande com suas próprias pernas. Desperte para ávida, a verdadeira Vida! Não desanime à frente dos obstáculos. Os obstáculos são atraídos pela força do nosso triste pensamento! Não se impressione com os sonhos e não fique a querer interpretá-los. O sonho é uma arma dos supersticiosos. Procure o lado bom  da vida, seja otimista. Procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançosos, teremos todas as coisas nobres que desejamos. Filhos, o que desejo é transmitir um pouco desta sabedoria que a Vida Iniciática nos tem proporcionado nesta jornada! (Tia Neiva, 17 de junho de 1983) 

AMOROS/AMORANAS – Indução
Em mensagens de 05 e 22/02/83, Tia Neiva encarregou os Amoros de cuidarem da manutenção dos trabalhos de Indução, com assistência constante naquele setor.
Atribuições: Os Cavaleiros Amoros deverão participar ao executivo a necessidade de reparos físicos naquele setor de trabalhos; obsevar a manutenção diária deste setor; observar para que não falte o necessário – lanças, defumador e lâmpadas; observar a regularidade dos rituais conforme a Lei; irmanar-se aos Comandantes do Dia, convidando outros mestres e ninfas, bem como ninfas de indumentária de Sol e de Lua par o Sanday, e contribuindo com sua própria participação na realização do trabalho sob sua manutenção; os trinos Amoros deverão comunicar ao Adjunto Maior as ocorrências dentro de seu grupo e as que se referem às suas tarefas. O Grupo deverá se conscientizar de sua missão e, em reunião, escalar trinos e Cavaleiros para a execução de suas tarefas, de maneira que todos os dias estejam no Templo, representantes do Grupo, observando, primeiramente à escala do Executivo ou do Adjunto.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impaciente em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus. ( Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983) 

GALEROS/GALANAS – Cura e Junção.
O Turno Galero teve por missão, conforme mensagens de Koatay 108 de 05 e 22/02/83, da assistência à Cura e à Junção, cuidando para o perfeito funcionamento daqueles setores de trabalho.
Atribuições: Os Cavaleiros Galero deverão participar ao Executivo a necessidade de reparos físicos naqueles setores de trabalho; observar para que não falte o necessário ( sal, perfume, lanças, lâmpadas e velas); observar a regularidade dos rituais conforme a Lei; irmanar-se aos Comandantes do dia, convidando outros mestres e ninfas de Jaguar ou com indumentárias para participarem no Sanday e no atendimento aos pacientes, contribuindo com a sua própria participação na realização dos trabalhos sob sua manutenção; recepcionar e encaminhar os pacientes que vão passar pela Cura, anotando seus nomes no livro de registro; saber se as entidades recomendaram aos pacientes que, após a Cura, passassem na Junção, pois é perigosa a ação dessas forças em pacientes cujo físico já esteja muito debilitado pela ação dos elítrios.
Os Trinos Galero deverão comunicar ao Adjunto Maior as ocorrências dentro de seu grupo e as que se referem à suas tarefas. O Grupo deverá se conscientizar de sua missão e, em reunião, escalar Trinos e Cavaleiros para a execução de suas tarefas, observando, primeiramente, à escala do Executivo ou do Adjunto.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impacientes em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus.” ( Tia Neiva 05 de fevereiro  de 1983).
“Filho, vamos começar nos primeiros passos para uma vida missionária. Filho, seja você mesmo a descobrir a sua estrada na Vida, sem profetas ou profetizas. Descubra o seu próprio caminho e ande com suas próprias pernas. Desperte para ávida, a verdadeira Vida! Não desanime à frente dos obstáculos. Os obstáculos são atraídos pela força do nosso triste pensamento! Não se impressione com os sonhos e não fique a querer interpretá-los. O sonho é uma arma dos supersticiosos. Procure o lado bom  da vida, seja otimista. Procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançosos, teremos todas as coisas nobres que desejamos. Filhos, o que desejo é transmitir um pouco desta sabedoria que a Vida Iniciática nos tem proporcionado nesta jornada!” ( Tia Neiva, 17 de junho de 1983) 

GRAMOUROS/GRAMARAS – Iniciação Dharman Oxinto.
Segundo mensagens de Koatay 108, em 05 e 22/02/83, os Gramouros deverão cuidar dos trabalhos de Iniciação Dharman Oxinto, observando rigorosamente as atribuições de seu turno.
Atividades: Organizar, nos respectivos Castelos, os mestres que irão participar do ritual; verificar todo o material (Almofadas, rosas, mantos, capas, capuzes, espadas, sal, perfume, vinho e taças); conferir a relação dos médiuns – Aparás e Doutrinadores – que farão a Iniciação; colocar, ao lado Autorização, uma mesa para organizar o recolhimento das taxas; convidar missionárias para compor a corte da Iniciação; informar os dias de Iniciação aos médiuns de templos Externos; escalar os Cavaleiros Gramouros para o ritual; informar o seu Adjunto Maior sobre a realização e o andamento dos trabalhos.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impaciente em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus. ( Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983)
“Meu filho Jaguar, Pai seta branca acaba de classificá-lo Trino Gramouros. Meu filho, os Trinos Gramouros podem se classificados como Trinos Regentes Taumantes. São mestres escalados para os casamentos, nos Tronos, na Lei do Auxílio e nos comandos onde o mestre se sentir à vontade. Entre eles, o Adjunto Regente Taumantes Adjunto Koatay 108, que tenha curso, etc. O Adjunto Regente Taumantes, um ano depois de sua classificação, já emite o normal de Koatay 108” (Tia Neiva, s/d) 

MATUROS/MATURAMAS – Sudário.
Por mensagens de Koatay 108, os Marutos receberam de Koatay 108 a missão de cuidar e manter os trabalhos no Sudário, dando permanente assistência aquele setor de trabalho.
Atribuições: Os Cavaleiros Maturos deverão participar ao executivo a necessidade de reparos físicos naquele setor de trabalho; observar a manutenção diária deste setor; observar para que não falte o necessário (sal, perfume, lanças e velas); observar a regularidade do ritual conforme a lei; irmanar-se aos Comandantes do Dia, convidando mestres e ninfas para participarem no Sanday e no atendimento aos pacientes, contribuindo com sua própria participação na realização dos trabalhos sob sua manutenção.
Os Trinos Maturos deverão comunicar ao Adjunto Maior as ocorrências dentro de seu grupo e as que se referem às suas tarefas. O Grupo deverá se conscientizar de sua missão e, em reunião, escalar Trinos e Cavaleiros para a execução de suas tarefas, de maneira que todos os dias estejam, no templo, representantes do grupo, observando, primeiramente à escala do executivo ou do Adjunto.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impacientes em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus. ( Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983)
“Filho, vamos começar nos primeiros passos para uma vida missionária. Filho, seja você mesmo a descobrir a sua estrada na Vida, sem profetas ou profetizas. Descubra o seu próprio caminho e ande com suas próprias pernas. Desperte para ávida, a verdadeira Vida! Não desanime à frente dos obstáculos. Os obstáculos são atraídos pela força do nosso triste pensamento! Não se impressione com os sonhos e não fique a querer interpretá-los. O sonho é uma arma dos supersticiosos. Procure o lado bom  da vida, seja otimista. Procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançosos, teremos todas as coisas nobres que desejamos. Filhos, o que desejo é transmitir um pouco desta sabedoria que a Vida Iniciática nos tem proporcionado nesta jornada!” ( Tia Neiva, 17 de junho de 1983) 

MURANOS/MURANAS – Desenvolvimento dos Médiuns.
Os Muranos, de acordo com as mensagens de Koatay 108, em 05 e 22/02/83, deverão manter e organizar a parte física no horário de Desenvolvimentos dos Médiuns.
Atribuições: Organizar o corpo mediúnico nos dias de Desenvolvimento; verificar o bom funcionamento das instalações (som e iluminação); informar-se sobre a necessidade de reparos físicos no Castelo da Autorização; integrar-se com os Coordenadores dos grupos de desenvolvimento, contribuindo com sua participação nos trabalhos.
Os Trinos Muranos deverão comunicar ao Adjunto Maior as ocorrências dentro de seu Grupo e as que se referem às suas tarefas. O Grupo deverá se conscientizar de sua missão e, em reunião, escalar trinos e Cavaleiros para a execução de suas tarefas, de maneira que todos os dias estejam, no Templo, representantes do grupo, observando, primeiramente à escala do Executivo ou do Adjunto. 

SAVANOS/SAVANAS – Randy.
Koatay 108, em mensagens de 05 e 22/02/83, atribui aos Savanos a manutenção e assistência ao trabalho de Randy.
Atribuições: Os Cavaleiros Savanos deverão participar ao Executivo a necessidade de reparos físicos naquele setor de trabalho; observar a manutenção diária daquele setor; observar para que não falte o necessário (sal perfume e velas); observar a regularidade dos rituais conforme a Lei; irmanar-se aos Comandantes do Dia, convidando outros mestres e contribuindo com sua própria participação na realização dos trabalhos sob sua manutenção; organizar a fila de pacientes e verificar qual o mais necessitado, para que deite na maca.
Os Trinos Savanos deverão comunicar ao Adjunto Maior as ocorrências dentro de seu Grupo e as que se referem à suas tarefas. O Grupo deverá se conscientizar de sua missão e, em reunião, escalar Trinos e Cavaleiros para a execução de suas tarefas, de maneira que todos os dias estejam, no Templo, representantes do Grupo, observando, primeiramente à escala do Executivo ou do Adjunto.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impacientes em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus.” ( Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983)
“Filho, vamos começar nos primeiros passos para uma vida missionária. Filho, seja você mesmo a descobrir a sua estrada na Vida, sem profetas ou profetizas. Descubra o seu próprio caminho e ande com suas próprias pernas. Desperte para ávida, a verdadeira Vida! Não desanime à frente dos obstáculos. Os obstáculos são atraídos pela força do nosso triste pensamento! Não se impressione com os sonhos e não fique a querer interpretá-los. O sonho é uma arma dos supersticiosos. Procure o lado bom  da vida, seja otimista. Procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançosos, teremos todas as coisas nobres que desejamos. Filhos, o que desejo é transmitir um pouco desta sabedoria que a Vida Iniciática nos tem proporcionado nesta jornada!” ( Tia Neiva, 17 de junho de 1983) 

TAMAROS/TAMARAS – Oráculo e Cruz do Caminho.
Em mensagens de 05 e 22/02/83, Koatay 108 designou os Tamaros para cuidar da manutenção do oráculo da cruz do caminho, trabalho de grande importância, que deverá ser realizado em todos os dias de Trabalho Oficial.
Atribuições: Os Cavaleiros Tamaros deverão participar ao Executivo a necessidade de reparos físicos naquele setor de trabalho; Observar para que não falte o necessário (vinho, sal, perfume); verificar com a Yuricy, o véu, as atacas e as morsas; observar a regularidade ( horário e número de pares participantes) do ritual conforme a Lei; irmana-se aos Comandantes do Dia, convidando mestres e ninfas com indumentárias, contribuindo com sua própria participação na realização dos trabalhos sob sua manutenção.
Entrar em sintonia com os Comandantes do oráculo de Simiromba para que seu cortejo siga logo após, tendo sido aberto o Oráculo para que a Divina possa ali se emanar, enquanto se preparam os médiuns no Castelo da cruz do Caminho.
Os Trinos Tamaros deverão comunicar ao Adjunto Maior as ocorrências dentro de seu grupo e as que se referem às suas tarefas. O Grupo deverá se conscientizar de sua missão e, em reunião, escalar Trinos e Cavaleiros para a execução de suas tarefas, observando, primeiramente, à escala do executivo ou do Adjunto.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impacientes em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus.” ( Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983)
“Filho, vamos começar nos primeiros passos para uma vida missionária. Filho, seja você mesmo a descobrir a sua estrada na Vida, sem profetas ou profetizas. Descubra o seu próprio caminho e ande com suas próprias pernas. Desperte para ávida, a verdadeira Vida! Não desanime à frente dos obstáculos. Os obstáculos são atraídos pela força do nosso triste pensamento! Não se impressione com os sonhos e não fique a querer interpretá-los. O sonho é uma arma dos supersticiosos. Procure o lado bom  da vida, seja otimista. Procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançosos, teremos todas as coisas nobres que desejamos. Filhos, o que desejo é transmitir um pouco desta sabedoria que a Vida Iniciática nos tem proporcionado nesta jornada!” ( Tia Neiva, 17 de junho de 1983) 

TAVORES/TAVANAS – Estrela Candente, Unificação e Pirâmide.
Os Tavores, por designação de Koatay 108, em 05 e 22/02/83, são responsáveis pela manutenção e conservação da Estrela Candente, da Unificação, da Pirâmide e todos o Solar dos Médiuns. Deverão estar atentos e observar seriamente a realização de suas atividades.
Atribuições: Os Cavaleiros Tavores deverão participar ao Executivo a necessidade de reparos físicos naqueles setores de trabalho; observar a manutenção diária e a conservação física destes setores; observar para que não falte o necessário (sal, perfume, som, alto-falantes e iluminação); observar a regularidade dos rituais conforme a Lei.
Irmanar-se aos Comandantes do Dia, convidando outros mestres e contribuindo com sua própria participação na realização dos trabalhos sob sua manutenção, especialmente as Consagrações da Estrela e os Quadrantes.
Quando houver muito acúmulo de médiuns, solicitar a participação de Mestres Japuacy (Recepção) para se fazer a coordenação geral.
Os Trinos Tavores deverão comunicar ao Adjunto Maior as ocorrências dentro de seu grupo e as que se referem às suas tarefas. O Grupo deverá se conscientizar de sua missão e, em reunião, escalar Trinos e Cavaleiros para execução de suas tarefas, de maneira que todos os dias estejam, na Estrela Candente, no Quadrante e na Pirâmide, representantes do grupo, observando, primeiramente, à Escala do Executivo ou do Adjunto.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impacientes em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus.” (Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983)
“Filho, vamos começar nos primeiros passos para uma vida missionária. Filho, seja você mesmo a descobrir a sua estrada na Vida, sem profetas ou profetizas. Descubra o seu próprio caminho e ande com suas próprias pernas. Desperte para ávida, a verdadeira Vida! Não desanime à frente dos obstáculos. Os obstáculos são atraídos pela força do nosso triste pensamento! Não se impressione com os sonhos e não fique a querer interpretá-los. O sonho é uma arma dos supersticiosos. Procure o lado bom  da vida, seja otimista. Procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançosos, teremos todas as coisas nobres que desejamos. Filhos, o que desejo é transmitir um pouco desta sabedoria que a Vida Iniciática nos tem proporcionado nesta jornada!” (Tia Neiva, 17 de junho de 1983) 

VALÚRIOS/VALÚRIAS – Mesa Evangélica
Por mensagem de 05 e 22/02/83, de Koatay 108, os Valúrios deverão cuidar da manutenção dos trabalhos de Mesa Evangélica, dano assistência constante aquele setor de trabalho.
Atribuições: Os Cavaleiros Valúrios deverão participar ao Executivo a necessidade de reparos físicos naqueles setores de trabalho; Observar a manutenção diária deste setor; observas para que não falte o necessário (velas e lâmpada); observar a regularidade dos rituais conforme a Lei.
Irmanar-se aos Comandantes do Dia, convidando outros mestres contribuindo com sua própria participação na realização dos trabalhos sob sua manutenção.
Observar o atendimento ao trabalho de Defumação.
Os Trinos Valúrios deverão comunicar ao Adjunto Maior as ocorrências dentro de seu grupo e as que se referem às suas tarefas. O Grupo deverá se conscientizar de sua missão e, em reunião, escalar Trinos e Cavaleiros para a execução de suas tarefas, de maneira que todos os dias estejam no Templo, representantes do grupo, observando, primeiramente, à escala do Executivo ou do Adjunto.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impacientes em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus.” (Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983)
“Filho, vamos começar nos primeiros passos para uma vida missionária. Filho, seja você mesmo a descobrir a sua estrada na Vida, sem profetas ou profetizas. Descubra o seu próprio caminho e ande com suas próprias pernas. Desperte para ávida, a verdadeira Vida! Não desanime à frente dos obstáculos. Os obstáculos são atraídos pela força do nosso triste pensamento! Não se impressione com os sonhos e não fique a querer interpretá-los. O sonho é uma arma dos supersticiosos. Procure o lado bom  da vida, seja otimista. Procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançosos, teremos todas as coisas nobres que desejamos. Filhos, o que desejo é transmitir um pouco desta sabedoria que a Vida Iniciática nos tem proporcionado nesta jornada!” (Tia Neiva, 17 de junho de 1983) 

VOGUES/VOUGANAS – Pequeno Pajé
O Turno Vogues tem por missão, atribuída por Koatay 108 em suas mensagens de 05 e 22/02/83, os Pagezinhos, conduzindo-os e ajudando a formar o tempo deles, acompanhando-os para saber onde andam.
Atribuições: Aproveitar sábados e domingos para dar assistência ao pequeno Pajé, ensinando; promover reuniões para ministrar instruções; manter contato com as crianças nas enfermidades ou quando os pais necessitarem; cuidar das crianças, disciplinando-as quanto ao comportamento no interior do Templo, no Turigano e nas redondezas; Promover jogos e recreações, divertimentos para preencher o tempo das crianças; relacionar as crianças que passarem pelos cuidados do grupo; observar as crianças em geral (filhos de médiuns e de pacientes).
Os Vogues são muitos, talvez forem cinco falanges. Deverão se comunicar com os Cavaleiros Adonares, que foram liberados por Koatay 108 para levantar verbas, quando necessário. Como os Cavaleiros Sivans, que são mestres especiais do Poder Evangélico Iniciático, os Vogues proporcionarão eventos de acordo com a necessidade dos Pequenos Pajés. Os Vogues enquadrados no Cavaleiro Especial ao lado de Tia Neiva, que advertiu sobre o perigo que as crianças correm de pegar uma corrente negativa, na porta do templo, pela falta de explicações de um mais velho. O Grupo deverá se conscientizar de sua missão e, em reunião, escalar Trinos e Cavaleiros para a execução de suas tarefas, de maneira que todos os dias estejam, no Templo, representantes do grupo, observando, primeiramente, à escala do Executivo ou do Adjunto.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impacientes em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus.” (Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983)
“Filho, vamos começar nos primeiros passos para uma vida missionária. Filho, seja você mesmo a descobrir a sua estrada na Vida, sem profetas ou profetizas. Descubra o seu próprio caminho e ande com suas próprias pernas. Desperte para ávida, a verdadeira Vida! Não desanime à frente dos obstáculos. Os obstáculos são atraídos pela força do nosso triste pensamento! Não se impressione com os sonhos e não fique a querer interpretá-los. O sonho é uma arma dos supersticiosos. Procure o lado bom  da vida, seja otimista. Procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançosos, teremos todas as coisas nobres que desejamos. Filhos, o que desejo é transmitir um pouco desta sabedoria que a Vida Iniciática nos tem proporcionado nesta jornada!” (Tia Neiva, 17 de junho de 1983) 

TURNOS ESPECIAIS

ADONARES/ADONARAS – Levantamento de recursos financeiros.
Em mensagem de 05/02/83, Tia Neiva encarregou os Trinos e Cavaleiros Adonares, nomeado9s por ela, para cuidarem dos Recursos Financeiros a serem captados junto ao corpo mediúnico para utilização na manutenção, recuperação e renovação do material utilizado no Templo. Deviam procurar meios de levantar dinheiro pela venda de rifas de prendas, ter iniciativas e criatividade, visando suprir um necessidade reconhecida por Koatay 108 ou por um dos Trinos Presidentes triada. E sempre de comum acordo comestes.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impacientes em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus.” (Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983) 

AVAGANOS – Assessores da Clarividente 

DORAMOS – Conselheiros dos Adjuntos Maiores 

VENÁRIOS/VENAS – Regentes do Adjunto Maior
O Venário tem por missão, atribuída por Koatay 108 me 05 e 22/02/83, assumir a parte burocrática de seu Adjunto Maior, sendo o Trino Venário como Regente do seu Adjunto.
Atribuições: organizar e manter atualizada a pasta com a relação dos componentes do Adjunto; organizar escalas de trabalho e assistência aos Templos Externos, obedecendo primeiramente à escala do Trino Executivo; organizar reuniões com o Trinos Presidentes Triada ou com o seu próprio Adjunto; prestar assistência permanente aos componentes de seus Adjunto.
Os Trinos Venários deverão comunicar ao Adjunto Maior as ocorrências dentro de seu grupo e as que se referem à suas tarefas.
“Meus Mestres e meus filhos que vão assumir essa nobre responsabilidade: espero de vocês o Amor nas maneiras, na Lei, nas ordens e na exceção de suas tarefas. Espero que se recordem sempre de mim quando estiverem impacientes em suas atribuições, com as falhas dos outros. Lembrem-se, sempre, de que entre ele e você estarei eu. Lembrem-se das palavras que digo a vocês quando não estão certos, quando têm algum erro na Doutrina: MUITO AMOR! Meus filhos, com o amor conseguimos o discípulo amigo, humano, evangélico. Esqueçam, sempre que vocês são a Lei e que a Lei existe. Vocês são a palavra, a minha palavra, com -0- em Cristo Jesus.” ( Tia Neiva 05 de fevereiro de 1983) 

VENÁRIOS ESPECIAIS – Substitui o seu Adjunto Maior 
Em carta de 22/02/83, Tia Neiva estabeleceu que o Venário especial é o mestre que, de acordo com o seu Adjunto Maior, age na organização e coordenação de seu povo. Na falta de seu Adjunto Maior, ele é o Regente, como se fosse um comandante. As escalas são individuais e em primeiro plano está a escala do Primeiro Mestre Jaguar. 
“Não te esqueças de que, estando de acordo com o teu Adjunto, estarás, também com o teu Ministro. Tu és sempre Regente do teu Adjunto Maior” (Tia Neiva 22/02/83)“ Procure, filho, buscar sempre, com amor e sabedoria, a consciência de que és um verdadeiro caminheiro, seguindo em busca do equilíbrio e das energias que se deslocam em favor do teu continente. És um representante que tem muito a ser cultivado, porque és a força vital que te rege. Tens nas mãos um continente pronto a te servir, desde que tenhas autorização do teu Adjunto. Assim, procures demonstrar, com humildade e tolerância, os caminhos que te proporcionaram estes grandes Ministros. Sei o que agrada e o que não agrada. Contudo, estamos marchando, seguros em nós mesmos, confiantes em nosso Pai Seta Branca, de que não será tirado sequer um fio de cabelo de um filho seu. Sei que existem momentos difíceis em nossas jornadas, que muitas vezes nos deparamos com nosso transcendental e que as forças que nos cercam trazem das vezes a impaciência diante dos nosso irmãos. Porém, confio em tua capacidade de assimilar com clareza a missa que te foi confiada”. ( Tia Neiva, 30 de março de 1983) 

TURNO AJOUROS – Presidente Triada.
Os Ajouros são mestres conhecedores da Doutrina. Devem estar a par dos fenômenos. Devem estar sempre atualizados.
Os Ajouros devem sempre defender os Adjuntos, seguindo suas escalas, fazendo-se compreensíveis, inclusive agindo como conselheiros, sabendo dominar suas opiniões e fazendo parte das reuniões do Adjunto.
Meu filho Ajouro: não sejas insistente. Terás que atender, em teu sacerdócio, os Presidentes Triada, e seus Adjuntos, inclusive a mim, tua Mãe Clarividente, nos Templo Externo, em trabalhos de mensagens e no Radar.
Meu filho Ajouro: existe em cada um de nós uma voz, que nos alerta sobre o que devemos fazer. Quando agimos mal, essa voz interior nos repele e nos culpa. Porém, se praticarmos o Bem, ela nos aprova e nos torna felizes e, assim lembrarás de mim!
Enquanto fizeres bem a tua missão, terás o Bem, Se não souberes decidir, nada receberás! É uma missão delicada. (Tia Neiva 30 de março de 1983)