Na medida em que vamos evoluindo na Doutrina começamos a nos preocupar com o Universo, com nossa galáxia, sabendo que existem muitos planetas como a Terra, porém alguns inferiores e outros muitos superiores, além de estrelas que nos envolvem em suas vibrações.
O nosso planeta-mãe, Capela, do qual estamos afastados há seis ciclos, irradia e nos ajuda na ação direta dos Capelinos na cultura que estamos fazendo dos três Oráculos - Simiromba, Olorum e Obatalá -, chegando ao ponto, em nossa evolução, de agora podermos contar com vinte e uma estrelas, partindo desses Oráculos, que projetam em nossos Sandays .
Cada estrela dessas forma uma Amacê, com finalidade específica para o desenvolvimento de uma missão. Sívans, Harpásios, Taumantes, Vancares, Sardyos e outras dezesseis estrelas são forças de nossas origens que, pelas nossas consagrações, se apresentam com precisão, projetando, vibrando de forma adequada às condições que tivermos que enfrentar em nossos trabalhos.
Os médiuns recebem suas Estrelas, que são específicas para cada mediunidade:
APARÁS:
NINFAS LUA - Estrelas do 2º Verbo, dando proteção e equilíbrio aos Aparás, especialmente nos trabalhos de cura desobsessiva e libertação, agindo para a harmonia com o Doutrinador:
- ACELOS – Transmite a força de equilíbrio e ação diretamente do Oráculo de Olorum , sem qualquer cruzamento ou influência de outras Estrelas;
- CEANES – Transmite seus raios de Olorum, com predominância da força dos Pretos Velhos;
- GERTAES – Emite força de ação altamente desobsessiva, projetando ação cruzada de Caboclos e Pretos Velhos;
- MÂNTIOS – Projeta os raios de forças de Olorum, com predominância da Falange de Médicos do Espaço;
- XÊNIOS – Emite força com predominância dos Caboclos, no leque de forças de Olorum.
Os MESTRES LUA recebem projeções de VANCARES e CAUTANENSES.
DOUTRINADORES: -
NINFAS SOL - Estrelas do 3º Verbo que irradiam forças para serem manipuladas por Doutrinadoras:
- GEIRAS – Por irradiar forças altamente desobsessivas, é de grande ajuda nos comandos e, por ser portadora de força antimatéria, provoca a quebra de correntes negativas e bolsões de forças esparsas;
- GESTAS – Faz uma variação de Vanulos, com maior especificidade para trabalhos evangélicos, especialmente os dedicados ao desenvolvimento mediúnico;
- TEIZES – Projeta força de grande poder desobsessivo que é usada, principalmente, nos Sandays dos Tronos e da Linha de Passes;
- VANULOS – Transmite, em equilíbrio, forças irradiadas do Oráculo de Obatalá em harmônico cruzamento com as de Olorum, com total capacidade de ação em conjunto tanto para os trabalhos evangélicos domo os desobsessivos;
MESTRE SOL - São regidos por HARPÁSIOS, TAUMANTES e SÍNVANS.
Vemos, assim, que as Estrelas são a força direcionada dos Oráculos para que os Sandays possam funcionar. Sem elas os Sandays não existiriam. Têm um grande poder de integração e desintegração de forças, que pode ser usado de forma intensa, fazendo com que cada trabalho, no Templo, receba alto poder curador e desobsessivo. Como exemplo, temos a Estrela de Nerhu, onde se faz o cruzamento das Estrelas de forma harmoniosa mas efetiva na manipulação das grandes cargas negativas que são conduzidas pelo Santo Nono. Cada médium, em nossa Corrente, se relaciona, no mínimo, com uma Estrela, que determina sua posição ou sua afinidade com um Sanday, havendo muitos que, por sua hierarquia, podem ter a força de mais de uma Estrela.
“Deus se fez nas plantas, Deus se fez na vida, em todos os lugares. Deus na atmosfera, na mais linda primavera. Deus se colocando dentro de Acelos; Deus se colocando dentro de Taumantes; Deus se colocando dentro de Vancares, Sardyos, enfim, em todas as Estrelas, jogando eflúvios sobre os campos, procurando aqueles que lhe emitiram amor, nas asas do Cavaleiro da Lança Vermelha!” (Tia Neiva, 25.9.84)
“Sívans, Harpásios e Taumantes já assumiram muitas dores pelos estudos e incompreensões dos cientistas, que podem estar, muitas vezes, envolvidos num grande e potencial caso sem conhecer, deslumbrados e sem nenhum conhecimento do que nos faz emitir, dentro de nós, uma força que não é nossa. (...)
Já demos um passo muito grande nesta última consagração de Enlevo.
Quando pensamos em trabalhar com esta Estrela, os seus poderes já nos traziam a preparação física do nosso Sol Interior. Cientes do que somos, temos sete Raios, que são a Cabala viva e resplandecente, dentro de nós.” (Tia Neiva, 28.1.85)
Harpázios e Taumantes
Ao passar pela Reclassificação e receber a Estrela Harpázios o Doutrinador passa a ser Adjunto Koatay 108. Passa a poder usar a lança “Adjunto em Projeção” em seu colete.
A Estrela Harpázios emite energias mais refinadas e exige que o Mestre esteja em real sintonia para recebe-las. Ele não está mais sob a “proteção” de Taumantes e considera-se que neste ponto esteja sempre em condições de partir em busca da projeção e não de apenas emitir a energia projetada. Explicando: Em Taumantes, ao emitir o Mestre sempre recebe as energias buscadas, mas ao tornar-se Adjunto Koatay 108 emitindo em Harpázios, sua sintonia passa a reger esta projeção. Não é a Estrela que lhe projeta, é ele que parte em busca desta projeção. Por isso a importância de estar seguro e em reais condições de ir buscar a nova classificação.
Um Adjunto Koatay 108 é o Mestre preparado para tudo, dentro e fora do Templo! Quando em sintonia real com Espiritualidade estará imediatamente com o Canal de recepção aberto, independente de estar emitindo.
Considera-se também que ao receber Harpázios o Mestre já esteja Evangelizado, ou seja, verdadeiramente vivendo o Evangelho redivivo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Tia Neiva: “...são Mestres capazes de qualquer manifestação de ordem doutrinária que lhe convenha. O Mestre HARPÁZIOS, apesar de todo acervo adquirido nesta consagração, ficará compromissado neste sacerdócio, pela evolução evangélica de determinados componentes, pela promoção de eventos, principalmente na ordem das Falanges Missionárias, suas escalas e no equilíbrio dos SANDAYS... o Mestre HARPÁZIOS é o trabalhador da última hora, é a convocação da última conquista para uma nova era... os Adjuntos Koatay 108 Triada "HARPÁZIOS" são Mestres capazes, porém o seu desenvolvimento total Evangélico Iniciático lhe dará toda força de ação”.(Lei do Adjunto Koatay 108 Triada Harpázios em 26 de dezembro de 1981 – Tia Neiva)
Agrega-se a responsabilidade de que, estando dentro do Templo, estar sempre à disposição para os trabalhos Iniciáticos, não devendo recusar as oportunidades apresentadas pelos Comandantes, ou quando no Comando, vibrar e empenhar-se integralmente para o contínuo funcionamento da escala do dia.
Voltando aos Metres Lua, encontramos as Estrelas Vancares e Cautanenses. Normalmente um Ajanã recebe como sua primeira estrela a projeção de Cautanenses, passa por todas as etapas, chega a Vancares, e recomeça até chegar a Rama 2000. Mas não é uma regra totalmente regular. Por isso me limitarei a diferenciar as duas projeções destas Estrelas.
Quando em Cautanenses o Ajanã recebe uma projeção direta, mais concreta e se afina melhor com os trabalhos evangélicos. O dom da comunicação se aprimora e a segurança vai gradativamente aumentando, de acordo com a experiência e entrega de cada um. Cautanenses projeta para a Comunicação!
Muitos acreditam que devem continuar sempre insistindo nas reclassificações para chegar a Vancares, pois teriam mais força ou “mais hierarquia”... Salve Deus! Ao Ajanã não deve importar a hierarquia! Ele é o instrumento da Luz! Deve ser respeitado pela sua condição de receber um mensageiro de Deus, independente de estar de branquinho ou com o colete cheio de “medalhas”. O Ajanã é a mais perfeita expressão de autoridade, pois mesmo que ainda esteja nos primeiros passos, já pode receber a Voz Direta de um Espírito de Luz igual aos mais veteranos desta Doutrina! Reafirmarei sempre a necessidade de total respeito aos Mestres Lua e sempre pedirei que estes irmãos jamais se percam pelo triste caminho de busca do que não lhes pertence. Em nossa Doutrina cada um tem uma função específica, já traçada no Plano Espiritual. Se não houvesse estas divisões de “tarefas”, imagem o quê os vaidosos não fariam para “querer ser tudo”?
Vancares
Decidindo seguir rumo a Estrela Vancares o Ajanã deve estar preparado para ser padrinho. O Mestre Vancares passa a ter uma projeção especial para os trabalhos Iniciáticos e assume o compromisso de estar sempre à disposição para facilitar suas realizações.
O Quinto Yurê Vancares ou Cautanenses, após receber a instrução de sua Estrela, terá a força necessária e precisa para certos comandos. No entanto, um Quinto Yurê ou Mestre Lua não pode sentar sozinho numa Cassandra, porque ele entra nas Sete Linhas de Olorum e vai formando a sua vibração fluídica, podendo, assim, atrapalhar todo o comando de um Trabalho Oficial.
Tia Neiva, em 21 de agosto de 1983.
Classificações do Ajanã:
- 5º Yurê Raio Autorizado Cautanenses Raio Rama Ajanã
- 5º Yurê Adjunto Regente Cautanenses Raio Rama Ajanã
- 5º Yurê Adjunto Koatay 108 Cautanenses Raio Rama Ajanã
- 5º Yurê Adjunto Koatay 108 Cautanenses Raio Ajanã Rama 2.000
- 5º Yurê Adjunto Koatay 108 Vancares Raio Rama Ajanã
- 5º Yurê Adjunto Koatay 108 Vancares Raio Ajanã Rama 2.000
Conseguimos! Depois de um acervo muito grande de trabalho e perseverança, conseguimos chegar a uma grande afirmação e, depois de mais de um ano, recebermos estas benditas Estrelas, escadas vivas que já percorremos, para o equilíbrio do mestrado e de novas formas de fenômenos que agora temos e podemos dizer que somos verdadeiros curadores de um poder desobsessivo.
Hoje, temos dois poderes e, graças a Deus, vamos enfrentar. Temos o Sol e a Lua, temos Harpázios e temos Vancares!
Harpázios, o Grande Oráculo!
Quem está numa nave Cautanenses, Tisanos, está a caminho de Vancares.
Taumantes, Tenaros, Sardyos, estão a caminho de Harpázios. (Tia Neiva)